AA1000

Somos
sustainability-advice,
aconselhando soluções sustentáveis dentro das empresas

AA1000

A AA1000 é uma norma que tem o desafio de ser o primeiro padrão internacional de gestão da Responsabilidade Social Empresarial,  foi lançada em 1999 pelo ISEA - Institute of Social and Ethical Accountability, uma organização não-governamental com sede em Londres. A organização foi fundada em 1995 para promover inovações na prestação de contas a fim de avançar as práticas de negócio responsáveis e ampliar a prestação de contas da sociedade civil e de órgãos públicos.

A série de normas AA 1000 define melhores práticas para prestação de contas a fim de assegurar a qualidade da contabilidade, auditoria e relato social ético de todos os tipos de organizações (públicas, privadas e ONGs de todos os portes). Os padrões de processo da AA 1000 associam a definição e a integração dos valores da organização com o desenvolvimento das metas de desempenho e com a avaliação e comunicação do desempenho organizacional.

 

O engajamento das partes interessadas é o ponto-chave do padrão AA 1000. É por meio deste que a organização fará a priorização dos pontos críticos a serem endereçados, determinará indicadores e metas e escolherá o sistema de relatório mais adequado à empresa.

A série favorece a aprendizagem organizacional e a inovação. Traz benefícios ao desempenho geral — nos aspectos social, ético, ambiental e econômico — e contribui para que a organização caminhe na direção do desenvolvimento sustentável.

Algumas das mais importantes contribuições da AA 1000 são os processos e definições que dão suporte à prática da responsabilidade social empresarial. Enfatiza-se a inovação na forma de adotar as regras, permitindo que cada empresa defina seu próprio caminho. Isso confere às companhias maior responsabilidade.

A estrutura da AA 1000 (AA 1000 Framework) contém processos e princípios para relatórios, prestação de contas e auditoria, neles 11 princípios de qualidade são seguidos pela organização, agrupados por área de referência.

 

Mais +

 

© Alley - todos os direitos reservados